quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Os deuses


Da série Breves Contos.



Ilustrado por tela de René Magritte.


Depois de nove dias e nove noites pendurado de cabeça para baixo na árvore do conhecimento, Odin, rei dos deuses, estava preparado para comandar o exército de guerreiros mortos em batalha, para proteger os magos, os andarilhos e os que nascem na quarta-feira. Descansava em seu trono, de onde podia avistar o mundo todo, junto aos seus dois corvos, seus dois lobos e ao seu incrível cavalo de oito patas, todos se deleitando à visão das doze virgens aladas que recolhiam os mortos dos campos, quando a deusa Iduna, guardiã do pomar sagrado, chegou derramando sorrisos e o convidou para comer cogumelos alucinógenos atrás das moitas de amoras selvagens do pomar. O deus da morte e da sabedoria olhou no fundo dos olhos de Iduna, e sem pensar por mais de três segundos, seguiu atrás de seus passos, pensando em quanto teria sido melhor ter passado os nove dias e as nove noites pendurado àquela mulher. De cabeça para baixo.
.

3 comentários:

julio miragaia disse...

Sim, sim. Odin esta mais que certo em pensar ser melhor nove dias e nove noites em companhia de prazeres do que de buscar um conhecimento que as vezes não nos leva muito longe. Isso de certa forma se parece com um cenário do Sandman... adorei. bjos Luli

Anônimo disse...

Oi Luli,

Lindo seu blog. Dá uma paz ler os poemas e contos que você nos oferece.
Sei que esse não é o espaço, mas faz tempo que queria pedir a revista Vanguarda com a matéria sobre o Batismo de Fogo, mas perdi o e-mail de vocês.
Meu marido está em Macapá (na casa dos meus pais) até segunda ao meio-dia, se der tempo, gostaria que vocês me mandassem um exemplar da revista. Se não der, não tem problema, fica para quando eu for em dezembro por aí.
Beijo,
Artionka

Fábio Luis Neves disse...

Eu já te disse que a série Breves Contos é maravilhosa e deveria ser publicada num volume impresso.
Esse está incrível, parece literatura de sul-americano da era genial, como Borges, Garcia Márquez, Cortázar, Fuentes, Paz, etc...
Se eu acreditasse em deuses diria que eles estão te insiprando muito!